Crise de ansiedade: 5 estratégias para diminuir no dia a dia

Crise de ansiedade: 5 estratégias para diminuir no dia a dia

Ser capaz de controlar uma crise de ansiedade acaba sendo mais fácil do que parece à primeira vista se a pessoa seguir diretrizes projetadas para controlar os sintomas e diminuir o nível de ansiedade.

Uma crise de ansiedade tem um início rápido e descontrolado. No período, a pessoa perde o controle sobre seu corpo e seus pensamentos. São momentos que geram um alto nível de estresse e um medo subsequente que acaba sendo associado à situação em que ocorreu.

Ser capaz de controlar uma crise de ansiedade acaba sendo mais fácil do que parece à primeira vista se a pessoa seguir diretrizes projetadas para controlar os sintomas e diminuir o nível de ansiedade.

Sofrendo uma crise de ansiedade

Quando uma pessoa experimenta uma crise de ansiedade, o desconforto sentido é incontrolável. Os sintomas físicos sugerem que você pode morrer ou desmaiar a qualquer momento.

Essas sensações geram um medo que aumenta a ansiedade que já existe, perpetuando essa crise.

Embora nem sempre esteja ligado a estados de alto estresse ou ansiedade, tem sua origem lá. A pessoa tem um estado de alerta físico e mental que fica fora de controle devido à situação que está sendo vivida ou que foi vivida há minutos ou até horas.

A terapia psicológica é essencial para saber como tratar não apenas a crise de ansiedade, mas a situação ansiosa e estressante por trás dele.

Sintomas

A crise de ansiedade geralmente aparece sem aviso prévio, especialmente nas primeiras ocasiões. Dura pouco tempo, não mais do que 20 minutos, embora sintomas residuais possam aparecer nas horas seguintes.

Quais sintomas estão presentes quando você tem uma crise de ansiedade?

  • Dificuldade em respirar e sensação de asfixia.
  • Aumento da frequência cardíaca seguido de palpitações.
  • Sudorese, calafrios e tremores por todo o corpo.
  • Dor de estômago e náuseas.
  • Depressão torácica, com pensamentos de poder sofrer um ataque cardíaco.
  • Medo de perder o controle, desmaiar ou até mesmo morrer.

Como diminuir a crise de ansiedade?

Embora as crises de ansiedade tenham um início repentino, uma vez que apareça, podemos aliviar os sintomas e estar no controle da situação.

Aqui estão algumas estratégias que podem lhe ajudar:

1. Fique ciente da situação

Isso é especialmente útil quando já tivemos mais crises, então conhecemos seus sinais e os sintomas que aparecem. Saber que sua reação física é maior do que o próprio estímulo reduzirá gradualmente o nível de ansiedade.

2. Olhe para si mesmo

Observe suas sensações físicas e mentais, sem julgamento, simplesmente olhando como elas acontecem e o que elas fazem você se sentir.

Lutar contra isso ou simplesmente rejeitar seus pensamentos fará com que os sintomas cresçam. Apenas deixe-os acontecerem.

3. Respire

Um dos principais sintomas é a sensação de asfixia e hiperventilação que podem aparecer. Como resultado, o nível de oxigênio no sangue é elevado acima do necessário.

Para neutralizar isso, devemos desacelerar através da técnica de respiração diafragmática.

4. Pare de pensar

Os pensamentos que aparecem são obsessivos, alarmantes e catastróficos. Tente desviar o foco para pensamentos mais neutros.

5. Use suplementos

Uma das formas de controlar uma crise de ansiedade é com o uso de suplementos. As vitaminas do complexo B, por exemplo, são excelentes opções.

Gostou de saber mais sobre como controlar uma crise de ansiedade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja mais...

Produtos mais vendidos

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO!