Com a chegada do verão e das altas temperaturas, temos que cuidar muito do nosso corpo para que ele possa se adaptar adequadamente à estação.
Portanto, para ajudar você a cuidar da sua saúde no verão, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
5 recomendações para manter a saúde no verão
1. Mantenha o número de refeições
Mesmo que seja um momento de rotinas diferentes – especialmente quando não estamos em casa, mas em uma viagem – há certos hábitos essenciais que devem ser respeitados. Acima de tudo, faça as cinco refeições por dia e não pule o café da manhã.
Dessa forma, é mais fácil manter uma dieta equilibrada e evitar lanches entre as refeições. Este lanche geralmente consiste na ingestão de lanches não saudáveis, ricos em gorduras saturadas e açúcares, que muitas vezes são os principais responsáveis pelo excesso de peso e outros problemas derivados.
Para ser saudável, o café da manhã deve contribuir entre 20-25% das necessidades diárias de energia e incluir pelo menos três tipos de alimentos: leite ou laticínios, como iogurte ou queijo, cereais de fibra e frutas frescas.
Isso é explicado no relatório ‘Estado da situação do café da manhã na Espanha’, publicado pela
2. Consuma vitaminas suficientes
A oxidação celular ocorre devido a um desequilíbrio de células que foram liberadas da cadeia e estão prejudicando as saudáveis na tentativa do sistema biológico de reparar os danos, o que leva ao envelhecimento.
Para neutralizar os perigos da oxidação, é conveniente manter uma dieta rica em vitaminas antioxidantes, como vitaminas A, C, E e D.
- A vitamina A pode ser encontrada em produtos de origem animal, como carne bovina, peixe, aves e laticínios.
- A vitamina E está presente em alimentos que têm gordura, como óleos, seja azeite, coco, abacate ou nozes como sementes.
- A vitamina C é obtida de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina e toranja.
- A vitamina D é adquirida pela luz solar, por isso recomenda-se sair pelo menos para o quintal ou garagem para receber um pouco de sol.
3. Mime-se, mas com moderação
Claro, não se trata de evitar completamente tentações, porque também se trata de desfrutar. Mas tente – como mencionado – não comer todos os dias ou consumir porções muito grandes. Um risco muito grande, especialmente em hotéis e restaurantes com buffet livre, onde esse cuidado deve ser maximizado.
Bebidas alcoólicas, açucaradas ou espumantes são outro “perigo”, já que o calor pode levar a muita ingestão. O efeito imediato geralmente é a sensação de barriga inchada – algo que também acontece quando frituras são abusados – e, a médio prazo, um aumento no peso corporal.
4. Não abandone a atividade física
O verão e as férias são, em muitos casos, um motivo para reduzir o exercício físico, seja parando de praticar esportes devido ao calor ou porque as academias fecham.
Claro, cuidar do calor e descansar é necessário e é útil, mas também não é aconselhável passar para o estilo de vida sedentário total nessas semanas.
É positivo continuar pelo menos alguma atividade física, mantendo o corpo em movimento.
5. Beba água suficiente
Além de sua importância para manter a hidratação adequada, a água também é fundamental para evitar certos desequilíbrios alimentares.
Beber água suficiente permite que você desfrute do resto das bebidas (alcoólicas ou açucaradas) sem ter que ingerir grandes quantidades com o desejo de saciar a sede.