Muitos indivíduos se perguntam se devem apostar na dieta ou no processo de reeducação alimentar quando se deseja perder alguns quilos. Qual a melhor opção?
Quando se quer perder alguns quilinhos, a dieta acaba sendo a opção mais procurada mas se o objetivo for manter os quilinhos perdidos, a reeducação alimentar é sempre a opção mais assertiva.
Isso porque experimentar dietas mirabolantes que estão sempre em alta, como a dieta low carb, dieta da proteína ou correlato favorecem a perda de peso, mas não é raro encontrar quem tenha recuperado o peso perdido logo após abandonar essas dietas.
Há inclusive um termo para esse processo de perda e de ganho de peso logo após. É chamado de efeito sanfona. O efeito sanfona é caracterizado pelo processo de engordar logo após o processo de perda, efeito muito comum em pessoas que perdem peso a partir de dietas mirabolantes.
Para evitar o efeito sanfona o ideal é que o processo de perda de peso, mesmo que iniciado com uma dieta, se transforme em uma reeducação alimentar. Somente a partir da modificação dos hábitos alimentares é que se consegue obter o emagrecimento saudável.
A mudança dos hábitos alimentares tão somente também não garantirá a perda de peso mas consiste em um excelente início para a perda de peso de modo duradouro.
Dicas para uma reeducação alimentar
Como a reeducação alimentar oferece resultados melhores e mais duradouros, veja algumas dicas importantes sobre o processo.
Para resultados mais efetivos é importante consultar um profissional da área de nutrição para garantir que seja elaborado um plano alimentar que atenda as suas necessidades nutricionais. Mais do que perder peso é fundamental que não se perca com isso a saúde e somente com o devido acompanhamento de um profissional da área é que se torna possível assegurar a elaboração de um bom cardápio.
Apesar da indicação quanto a busca por um profissional de nutrição, há algumas dicas que são consideradas comuns para quem está nesse processo de reeducação alimentar e que também podem ser adotadas por todo aquele que busca a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Coma menos industrializados: a guerra contra os produtos industrializados não é algo estabelecido apenas para quem está buscando emagrecer ou passar pela reeducação dos hábitos alimentares. Isso porque tais produtos apresentam aditivos e outros compostos prejudiciais para o organismo. Por isso, coma mais comida caseira. Assim você saberá exatamente o que está colocando no seu prato.
Diminua o açúcar refinado e o uso de adoçantes: sabemos o mal que o açúcar bem como os adoçantes podem fazer, dessa forma, reacostume o seu paladar a apreciar o sabor real dos alimentos, sejam eles amargos, azedos ou doces.
Diminua o consumo de bebidas açucaradas: evite o consumo de bebidas açucaradas e concentre o consumo em água para matar a sede. Beber mais água favorece inúmeros processos metabólicos e inclusive contribui para o emagrecimento. Mas também é mito pensar em dois litros de água como regra. Cada indivíduo possui uma demanda diferente.