O crescimento no uso do suplemento biotina, uma vitamina do complexo B tem se consolidado. Um dos principais motivos consiste na ideia da grande variedade de benefícios que a substância traz. Acredita-se que a biotina ajudaria a emagrecer, trazendo mais força para cabelos e unhas e também auxiliaria a aumentar o rendimento dos treinos. Mas até que ponto isso é verdade?
Até que ponto podemos acreditar nos rótulos?
Os benefícios da biotina atrelados ao crescimento e fortalecimento do cabelo e das unhas está comprovado. Isso porque o composto atua diretamente sobre a síntese de queratina, fundamental para essas estruturas e para o seu bom desenvolvimento. Igualmente, a biotina atua na produção de colágeno, essencial para a manutenção saudável da pele.
Esses são benefícios comprovados da biotina. Ou seja, ela de fato atua na melhora dos fios, unhas e pele. Mas segundo especialistas não há qualquer tipo de comprovação quanto aos benefícios atrelados a função emagrecedora da biotina.
Não há qualquer embasamento científico quanto ao fato da biotina levar ao emagrecimento.
A biotina atua efetivamente no processo de metabolização de lipídios, mas apenas isso. Não há qualquer indicação que o composto auxiliaria no processo de perda de peso ou ganho de massa muscular.
O que se desconfia sobre a sua atuação é que a biotina auxilia na metabolização de lipídios e gordura transformando-os em energia. Além disso, desconfia-se igualmente que a falta da substância alteraria esses processos.
Biotina para o emagrecimento
Especialistas quando consultados sobre a função da biotina no emagrecimento, defendem que a mesma estaria responsável pela ativação das enzimas que seriam responsáveis pela aceleração do metabolismo, mas que ainda é preliminar os estudos que atribuem essa aceleração ao emagrecimento.
Algumas pesquisas já realizadas até o momento, indicam que pessoas com diabetes do tipo 2 poderiam sim se beneficiar com o uso da biotina. Para esses indivíduos, a biotina auxiliaria na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A pesquisa até o momento não é conclusiva, mas a partir dessa regulação seria possível sim obter como benefício o emagrecimento.
Tudo indica que a regulação do açúcar presente no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 poderia levar ao emagrecimento. Mas são necessários estudos conclusivos para que efetivamente se possa atrelar esse benefício a biotina.
O que sabe até o momento?
A biotina tem como efeito benéfico de seu uso o ganho de energia para os treinos. Embora os estudos sobre o emagrecimento não sejam conclusivos, é possível usufruir de mais energia para treinar a partir do seu uso.
Embora ainda sejam poucos estudos atrelados a esse benefício da biotina, está comprovado que o seu consumo aumenta o desempenho e os resultados no treino, dando mais força ao praticante.
Há diferentes efeitos da biotina dentre eles potencialização do metabolismo, regulação do nível de açúcar no sangue, e redução da resistência a insulina. São todos indícios que de fato a substância pode auxiliar no processo de emagrecimento, sendo dessa forma um excelente composto para quem deseja melhorar o seu desempenho. Mas são necessárias pesquisas que atestem essa característica.