Alguns bons anos atrás, acreditava-se que a alimentação do século vinte e um seria majoritariamente composta por cápsulas, elas seriam responsáveis por nos garantir qualidade de vida e todos os compostos que precisaríamos, desde vitaminas a minerais.
Dado o nosso gosto pela comida dificilmente isso realmente vai acontecer, mas igualmente não podemos dizer que não ocorreu.
Lojas de produtos naturais e drogarias dispensam muitas vezes corredores inteiros para apresentar suplementos que asseguram mais qualidade de vida e trazem todos os nutrientes e vitaminas de que precisamos.
E nem poderia ser diferente, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, a Abiad, os suplementos se encontram em mais da metade dos lares brasileiros, estando presentes em cinquenta e quatro por cento das residências.
Mas será que de fato tomar suplementos é bom? É o que você vai descobrir hoje aqui.
Suplementos trazem mais qualidade de vida
Nem sempre, por conta de n motivos, conseguimos dar ao nosso corpo todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários. Isso porque a alimentação nem sempre acaba sendo uma prioridade no dia a dia corrido que temos, o que faz com que carências nutricionais surjam.
Carência nutricional, a depender do composto que está em falta, pode levar a diversos problemas de saúde, como indisposição, queda de cabelo, dentre outros.
Os suplementos garantem que você terá a dose recomendada diariamente, evitando com isso carência nutricional e problemas decorrentes.
Entretanto, para que os suplementos sejam de fato excelentes aliados é fundamental ter conhecimento quanto as necessidades nutricionais e possíveis carências. Ou seja, é preciso que você tenha recomendação quanto a necessidade de suplementar algo em seu dia a dia. Isso porque caso não seja necessário suplementar, haverá sobrecarga de nutrientes, que pode igualmente trazer problemas.
Por quê investir em suplementos?
Consideramos sempre que nossa alimentação está regulada, saudável e adequada e que o nosso organismo está recebendo todos os nutrientes de que precisa. Mas existe a chamada fome oculta que é uma síndrome que atinge uma parcela significativa de pessoas e que não tem sintomas muito claramente definidos, o que dificulta o seu diagnóstico.
Para evitar e controlar a fome oculta, que é sempre decorrente da carência nutricional, é possível recorrer ao uso de suplementos.
A fome oculta, como é decorrente de uma carência nutricional pode, no longo prazo, trazer sérios problemas a saúde, sendo necessário cuidados.
Quando falamos em suplementos, é preciso também ter em mente que eles não vão substituir a alimentação normal e corriqueira, eles devem ser utilizados como um complemento a ela. O que o indivíduo já naturalmente consome não pode ser negligenciado, do contrário há grandes chances de incindirmos em uma sobrecarga de nutrientes no organismo.
O excesso de nutrientes, assim como a sua falta, pode trazer complicações adversas ao nosso corpo. Por isso se torna fundamental poder contar com um profissional de confiança para realizar a orientação quanto ao uso do suplemento e a sua correta dosagem para cada caso.