A vitamina D, também chamada de “vitamina do sol”, já que a pele realmente a produz através da luz solar, tem um papel importante a desempenhar para nos manter saudáveis. Sua deficiência pode causar vários problemas de saúde.
Quais os sintomas de falta de vitamina D?
Você está constantemente exausto
Não absorve vitamina D suficiente? Você pode se sentir completamente exausto, mesmo que durma o suficiente. Há evidências científicas crescentes de que as deficiências de vitamina D estão associadas à fadiga e distúrbios do sono.
Um estudo publicado no North American Journal of Medical Sciences revelou que a deficiência de vitamina D era comum em pessoas que diziam estar cansadas.
Você está deprimido
Estar deprimido pode estar relacionado à ingestão inadequada de vitamina D. De fato, receptores de vitamina D foram encontrados em muitas áreas do cérebro, incluindo algumas áreas associadas à depressão.
Além disso, pesquisas associaram baixos níveis de vitamina D no sangue a sintomas de depressão. Contudo, a ligação entre esses dois elementos ainda não está totalmente compreendida.
Além disso, ainda não se sabe se essa deficiência ocorre por causa da depressão ou se, pelo contrário, um baixo nível dessa vitamina causa depressão.
No entanto, pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que tomar suplementos de vitamina D é eficaz para aqueles que sofrem de depressão.
Você tem dor óssea
Adultos que não recebem vitamina D suficiente geralmente têm dor nos músculos e ossos, especialmente no inverno. Suas articulações também são um pouco mais rígidas pela manhã.
Muitas dores são sintomas de deficiência de vitamina D.
Você tem problemas de disfunção erétil
Se você ou seu parceiro sexual sofrem de disfunção erétil (DE), a falta de vitamina D pode ser a causa. Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine revela que homens com disfunção erétil grave tinham níveis significativamente menores de vitamina D do que aqueles com casos leves de DE.
Homens diagnosticados com DE também frequentemente têm doença cardiovascular, que também está associada à deficiência de vitamina D.
Você é propenso a fraturas por fadiga e estresse
A maioria das pessoas pensa em falta de cálcio quando se fala sobre saúde óssea, o que é verdade. No entanto, sem vitamina D, o cálcio não é absorvido adequadamente.
A vitamina D, especialmente a vitamina D3, que aumenta a absorção de cálcio, é essencial para evitar o afinamento e o enfraquecimento dos ossos.
Um estudo publicado no The Journal of Foot and Ankle Surgery descobriu que pessoas que participam de atividades intensas e de alto nível podem precisar de mais dessa vitamina para reduzir o risco de fraturas por estresse.
Você não consegue ter uma boa noite de sono
Os pesquisadores descobriram que pessoas com distúrbios do sono que tomaram suplementos de vitamina D melhoraram a qualidade do sono – adormeceram mais rápido e dormiram mais, de acordo com um estudo publicado na revista Nutritional Neuroscience.
Você pega tudo ao seu redor
Resfriado, vírus, gripe… A deficiência de vitamina D está frequentemente associada a um sistema imunológico deficiente.
Se o seu sistema imunológico não funcionar corretamente, você se tornará mais vulnerável a micróbios.